Brasileiro não precisa de Visto para os EUA

Visa7Na visita da presidente Dilma Rousseff ao presidente americano Barack Obama neste mês de Abril de 2012, um dos assuntos tratados foi a reciprocidade de turistas entre os dois países.

Muita gente anda empolgada imaginando que o brasileiro deixará de ter a necessidade de visto a curtíssimo prazo. Eu prefiro relembrar o que minha avó dizia: “Cuidado e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”.

É muito claro que ambos os países tem interesse e estão trabalhando muito para isto, mas, quando se fala em diplomacia as coisas têm uma velocidade um pouco diferente.

Uma prova de que o Brasil é um país interessante para os EUA é o anúncio da criação de dois novos consulados, um em Porto Alegre e outro em Belo Horizonte, mas, como disse o tempo da diplomacia é outro. O de Porto Alegre tem uma previsão inicial de 2014 e o de Belo Horizonte não foi anunciado.

O interesse no nosso país vem do fato de cada brasileiro deixar em média US$ 5.000 nas visitas a terra do Tio Sam e estarmos caminhando para o atendimento as regras americanas do visto.

O Brasil pleiteia participar do seleto grupo de países que não necessitam de visto para a entrada no país, mas, para isto há necessidade do nosso país cumprir algumas regras. Neste ponto é que temos que fazer nossa lição de casa e é aí que questiono a velocidade com que isto vai ocorrer.
1- Elevar nosso nível de aprovação nas solicitações de visto Os americanos exigem que pelo menos 97% dos pedidos sejam aprovados. No ano passado tivemos um índice de 95%, este ano até o momento alcançamos 96%.
2- Nossos passaportes devem ser digitais Nosso sistema ainda está em implantação e eles exigem a totalidade dos passaportes.
3- A Troca de informações entre os governos Neste ponto Katie Caro a cônsul em São Paulo, respondeu com propriedade e simplicidade.
"As regras para os países que entram no programa de isenção de visto são estabelecidas pela legislação dos EUA. No momento o Brasil não preenche os requisitos para o programa", diz ela.

Por este motivo é que vejo as coisas com um pouquinho de ressalva, tenho certeza que vão acontecer, mas, não no tempo que muita gente gostaria que fosse.

Se quiser saber um pouquinho mais sobre o visto é só dar um “pulinho” no post
Mudança no Visto Americano que escrevi há pouco tempo atrás.

E eu continuo acreditando na frase de Walt Disney, “Where dreams come true” (Onde os sonhos se tornam realidade).

Então não esqueça, se você quer viajar com o Tio Marcão para “Disney” é só continuar acessando este blog.

Beijo a todos
°o°.

Um comentário:

  1. Mas pelo menos é um passo, já que em 2014 teremos mais um consulado. diminuindo um pouco as filas.

    ResponderExcluir